Rinite

Quando pensamos em rinite, automaticamente nos vem aquela imagem de coriza, coceira e obstrução nasal. Estes são os sintomas comuns na rinite alérgica, que é uma dentre diversas formas de rinite que existem. Infecciosas (vírus, bactérias e fungos), não alérgicas(alguns subtipos só apresentam mediadores alérgicos na mucosa nasal e no sangue não) e as causadas por resposta neural (desencadeadas por alimentos, frio, temperos…) são outras formas existentes. Os tratamentos divergem entre os tipos.

A mais comum é a rinite alérgica, que é predominantemente causada pela inalação de aéroalérgenos como ácaro, fungo, epitélio de animais e pólen.

Cuidados básicos podem auxiliar e por vezes até resolver o quadro. Capa plástica ou antialérgica nos colchões e travesseiros, rodízio de roupas ao sol ( três horas de cada lado se possível), evitar acúmulo de papéis, livros,bichos de pelúcia e revistas no quarto, assim como plantas e flores. Não abusar dos umidificadores, e caso tenha pets dentro da casa, não deixá-los ter acesso ao quarto de dormir e na sala, educá-lo para não ficar onde se recosta a cabeça. Higienização nasal com soro fisiológico é outro forte aliado.

Os tratamentos para cada uma das rinites é distinto, podendo utilizar-se medicamentos orais, sprays nasais , imunoterapia, lavagens nasais com produtos específicos e outros adequados a cada caso.

Deixe um comentário